Maia Piatti

 

DESIGN, MODA E BRASILIDADE        |        MAIA PIATTI        |        KÖR ATELIER        |        FÊ MACHADO

 

 

maia-piatti

Ana Maia e Rosa Piatti
, irmãs, formam a marca mais alagoana das últimas décadas. Nasceram sob o cuidado criativo da arquitetura moderna em Alagoas, introduzida por Zélia Maia Nobre, mãe da dupla. Arquitetas, designers e artistas entenderam o mundo contemporâneo e introduziram em seus trabalhos o melhor dessas misturas que produz algo novo e singular. São indumentárias que nos vestem com cortes e traços da arquitetura e estampas de arte que não seguem modismos, muito pelo contrário vestimos a arte. São objetos com design único que iluminam, ou luminárias que ilustram ambientes. Para a dupla criativa não há limites entre estas expressões, e por que haveria de ter?

A forte carga emotiva e de sensibilidade de sua produção é o reflexo de como encaram a vida e como resolveram viver . Com muito orgulho, integraram no seu trabalho a sofisticação, as cores e texturas de Alagoas. Não apenas porque ali nasceram, pois viveram e estudaram também na Europa, mas porque assim desejaram, representar seu lugar e seu país.  É a brasilidade de quem conhece e identifica diferenças, de quem percebe que aquele lugar é único, que sua gente tem um jeito próprio de ser e que a cultura popular é valiosa.

São criações que integram tudo isto: a paisagem natural, a paisagem construída, a arquitetura de traços limpos, os currais de pesca, o trabalho das mãos locais, as conversas com amigos e familiares, a reflexão sobre um lugar do nordeste e a reflexão sobre um lugar do Brasil.

Seu compromisso social com a mão produtiva local é referência de dedicação, preservação de culturas, valores e ensinamento. Produziram uma verdadeira escola introduzindo novas técnicas e tecnologias, gerando novas perspectivas de vida a muita gente local. Suas exposições e premiações no exterior têm conquistado o olhar atento por onde passam. Há nesta observação estrangeira uma identificação imediata com os valores brasileiros, o reconhecimento deste Brasil criativo, o reconhecimento da grandiosidade de sua obra.

A apresentação desta dupla criativa é motivo de orgulho, a profundidade de imersão intelectual da dupla expressada em sua obra nos remete à imensidão do oceano que banha suas praias. É desta mesma forma que elas banham todos em sua volta, aquele olhar hipnótico que toma conta de nós quando sentamos de frente ao mar, olhando o horizonte, pensando na vida. Maia Piatti produzem uma obra inigualável que nos remete a esta reflexão, tão necessária e, por vezes, infelizmente esquecida, que é a relação com nosso mundo ao redor, com a nossa vida.

 

Alvaro Guillermo
Curador

 

GALERIA

_DSC8852 _DSC8851 _DSC8850
_DSC8855 _DSC8853 _DSC8854
camaragibe cercas ipioca
camaragibe Cercas
guaxuma ipojuca itajuba
Guaxuma Ipojuca Itajuba
jabuticaba lona_caminhao mundau
Jabuticaba Mundau
painel painel_arecifes painel_cercas
painel Painel-Arefices Painel-Cercas
painel_lindola painel_mororo painel_ondas
Painel-Lindoia Painel-Mororo Painel-Ondas
painel_raizes painel_retalhos painel_vila_brejal
Painel-Raizes Retalhos painel-vila
painel2 painel3 painel4
painel painel painel
painel5 painel6 painel7
painel painel painel
painel8 painel9 painel-berilo
painel painel painel-berilo
puff retalhos rio-largo
Retalhos rio-largo
sombras tiras vasser
sombras tiras Vasser
vilas
Vilas